TecGraf Agro vence competição de startups no Inova Agro Tour – Etapa Rio de Janeiro

postado em: Uncategorized | 0

A disputa entre startups no SNASH Pitch Challenge, dentro da programação do Inova Agro Tour – Etapa Rio de Janeiro, promovido pelo SNASH (SNA Startup Hub), movimentou o evento realizado na Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), na última sexta-feira (12), com apresentações de apenas cinco minutos diante de uma banca julgadora que avaliou desde a relevância do problema atacado até o grau de validação no mercado, maturidade tecnológica e robustez das soluções.

A banca de jurados era formada por Débora Candeias, representante do CREA;  Vitor Kappel, atuante há 15 anos na Finep; Marcelo de Souza Corenza, representando a FAPERJ; e Paulo Henrique Baêta, representando a Pesagro. No total, seis startups defenderam seus modelos de negócio e, ao final, a TecGraf Agro foi anunciada como a vencedora da competição.

Startup vencedora

A proposta apresentada por Amyr Girondi, diretor comercial da TecGraf Agro, chamou a atenção pelo caráter altamente técnico e pela aplicação prática imediata no campo. A empresa desenvolveu um sistema capaz de desenhar trajetórias precisas para máquinas agrícolas, combinando sinais de satélite com antenas instaladas nas fazendas. O software cria um modelo 3D do terreno, identifica e suaviza curvas de nível e propõe linhas otimizadas para terraceamento e circulação de veículos, adaptadas a diferentes culturas como soja ou cana.“Para o futuro, esperamos atender também os veículos autônomos”, afirmou Girondi.

Diversidade de soluções

Entre as demais participantes, a diversidade de soluções mostrou a amplitude dos desafios do agronegócio. A Vaca Roxa, representada por Roberto Valicheski, apresentou uma raquete digital IoT que identifica, em 40 segundos, vacas infectadas por mastite. Já a IMBR Agro, de Hernan Angulo, focou na transformação de dados em vantagem competitiva. A startup consolida informações para avaliação de riscos, precificação e subscrição no setor de seguros rurais, oferecendo soluções customizadas conforme a necessidade de cada cliente.

A plataforma Conéctar, criada por Carlos F., mira o mercado de hortifruti ao digitalizar a relação entre distribuidores e restaurantes, atacando dores como logística arcaica, inadimplência e falta de gestão. Segundo o fundador, compradores conseguem reduzir custos em até 40% ao comparar preços e contratar serviços na plataforma.

Também se destacaram a Floritech, de Thaís Guerra, que desenvolveu máquinas inteligentes de coleta de resíduos com cashback e engajamento do consumidor, e a BIO2ME, liderada por Matheus Mota, com uma proposta de integrar espécies nativas do Cerrado, como o baru, às cadeias produtivas agropecuárias, visando a redução da pegada de carbono da cadeia produtiva.

Além da competição principal, o evento também abriu espaço para iniciativas vindas do Agro Inova Summit, realizado recentemente em Teresópolis. Entre 15 ideias, sete startups surgiram e quatro se apresentaram no SNASH: a Agro Guto Pin; a Conecta Rural; a MonitoraAI,e a Bio Agro.

Encerramento

Na solenidade de encerramento, Paulo Protásio, um dos diretores da SNA, teceu fartos elogios ao evento e lembrou antigos projetos da entidade que, hoje, tomam forma graças ao avanço da tecnologia. O CEO do SNASH, Leonardo Alvarenga, fez um balanço positivo do evento, destacando a riqueza dos debates e manifestações de mais uma etapa do Inova Agro Tour. Ele agradeceu a todos e anunciou a Startup vencedora do desafio SNASH: a Tecgraf Agro, que recebeu o troféu pelo seu diretor comercial Amyr Girondi.

Por Redação A Lavoura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *