O período entre safras é marcado por planejamento, e a tecnologia CAD traz maior segurança aos investidores
Com o início do plantio da safra de soja 2025/2026, iniciado em setembro, a execução do planejamento estratégico se torna determinante para garantir a produtividade e a sustentabilidade das operações. Dados iniciais divulgados pela Datagro indicam que o Brasil expandiu a área de cultivo de soja pelo 19º ano consecutivo. A projeção é de um aumento de 2% nas áreas de plantio, somando 49,1 milhões de hectares a serem produzidos, um cenário positivo para a economia.
Pensando nisso, a agricultura de precisão se torna uma aliada poderosa para o produtor na tomada de decisões, criando soluções como um diferencial competitivo para melhorar o uso dos recursos e integrar as etapas da produção. Assim o processo toma uma forma mais ágil e baseada em dados.
A ferramenta que trabalha com dados e concretiza a agilidade tão buscada pelos produtores é o AgroCAD. O AgroCAD é um software desenvolvido pela Tecgraf Agro e opera através do Civil 3D da Autodesk. Mais do que realizar desenhos pelo computador, a tecnologia CAD criada para o agronegócio, realiza o planejamento de sulcação, insumos e pulverização. Outro fator importante é o gasto com combustível, pois o trator necessariamente precisa ser equipado com GPS e piloto automático, estas máquinas utilizam diesel, produto de alto custo. Mas com o AgroCAD é possível calcular o uso eficiente de diesel e o tempo de trabalho estritamente necessário. Toda esta gama de tecnologia pode aumentar a lucratividade em até 12%.
Não há como negar que aliar a agricultura de precisão ao crescimento de áreas disponíveis para plantio, pode transformar os números finais da sua próxima safra e ainda assegurar as tomadas de decisão. As execuções durante o preparo do solo, a germinação e crescimento das plantas, são feitas de investimentos e a precisão veio para dar maior segurança a cada centavo. A tecnologia digital veio para ficar e quem se tecnificar vai colher além dos frutos escolhidos no início das safras.

Deixe uma resposta